Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
12 de setembro de 2012

O Panteão dos Deuses Gregos e suas sacanagens - Parte I

O Monte Olimpo era o lar dos Deuses e o que esses Deuses tinham de poderosos eles também tinham de sacanas. Os gregos eram muito ligados naquela coisa de estética, do corpo perfeito e tal. Prova disso são as estátuas gregas, esteticamente perfeitas! E, esteticamente perfeito, era Apolo, o deus da Poesia, da Música, da Sabedoria e por aí vai. Apolo é o carinha que carregava o sol de lá pra cá (carregava? Vai saber se ele ainda não carrega!). Ele não é o Sol propriamente dito mas é o Deus associado à ele. Astrologicamente falando, seria o Deus que corresponde ao signo de Leão. É o arquétipo leonino da criatividade, beleza e charme. Mas engana quem pensa que ele se dava super bem no amor... Certa vez, exibido como só ele mesmo, resolveu dar uma de maioral pra cima do Cupido, falando que suas flechas eram melhores que a dele e acabou se dando mal. O Cupido fez com que ele se apaixonasse por Dafne, uma ninfa, e fez com que ela o odiasse. E assim ele ficava correndo atrás dela e ela corria dele assim como o Diabo corre da cruz! Isso sem falar de quando ele matou Jacinto, um cara que ele pegou de amores em certa feita (é, os Deuses eram, digamos, bissexuais. Não se importavam com sexo, o importante era pegar geral!) e por aí vai.

Baptiste Giabiconi como Apolo no calendário Pirelli

Um que adorava pegar geral era Zeus. A mulher dele, Hera, levava tanto chifre que não me espanta ela nunca ter tido um filho sátiro HUAHUAH. Tá parei! O que é irônico era que a Hera era a Deusa do Lar e do Casamento. Será que isso não seria uma indireta? Deixemos de lado kkk. Zeus era o Deus dos Deuses, ele que mandava em geral lá no Monte Olimpo. Ele não era lá muito conhecido por ser alguém que engolia moscas não. Pelo contrário, o cara não aceitava levar desaforo pra casa. Zeus seria o Deus associado à Sagitário. E, assim como Zeus sempre tava de olho em alguma mulher (ou mesmo homem) pra conquistar, os sagitarianos sempre estão em busca de algo.


Zeus adorava se disfarçar pra pegar geral. Uma vez se transformou em águia e raptou Ganimedes.

Outro que não engolia moscas era Ares, o Deus da Guerra (não é pra menos né rs). Esse não era um Deus muito cultuado na Grécia Antiga não. As pessoas tinham mais temor do que a admiração que elas sentiam pelos outros Deuses. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus e a história não seria legal se o Deus da masculinidade não tivesse pegado a Deusa da feminilidade, da beleza e do amor: Afrodite. Afrodite era bem parecida com Zeus. Apesar de ser casada adorava pegar geral! O seu marido, Hefesto, era um cara feio pra dedéu, mas muito habilidoso. Podemos ver esse mito se realizando nos dias atuais através daquelas típicas princesinhas simpáticas, bonitas e educadas, que têm aquele namorado, digamos assim, não-muito-bem-dotado-de-beleza mas extremamente atencioso e habilidoso (quem sabe aquele nerd que sempre arruma o iMac dela quando ele estraga ou aquele artista feio pra danar que faz as mais belas pinturas de sua musa) e que resolvem, digamos, experimentar uma coisa diferente com aquele cara viril que vive na academia e é "meio" esquentadinho. É, meu caro, os opostos se atraem e o típico machão esquentadinho e a moça delicada e simpática se atraem exatamente por serem tão diferentes (astrologicamente falando, Áries seria o típico machão esquentadinho e Libra seria a moça delicada e simpática). Sim, Ares seria Áries. Qualquer semelhança é pura coincidência kkk.

Pelo que dizem Ares não era conhecido pela sua beleza não. Mas pelo menos ele se deu bem pegando a Deusa da Beleza kkkk. Apreciem uma retratação moderna de Afrodite (Vênus) e Ares (Marte).

Vivemos na era da informática, da informação rápida que vem e vai, do envio e recebimento de mensagem com pessoas de todos os lugares do globo. Isso te lembra alguma coisa? Sim, eu também me lembro de Hermes, o mensageiro dos Deuses. Esse era o carinha dos Correios da Antiguidade. Levava e recebia mensagens dos Deuses. Era também, nas horas vagas e nas horas não-vagas também HAUHAU, Deus dos Comerciantes e dos Ladrões. Que paradoxo, não! Hermes era o típico garoto prodígio. Nasceu e já saiu roubando e aprontando todas. Ele tinha o que chamamos por aqui de "jeitinho brasileiro": sempre conseguia se safar. Hermes é Mercúrio, o Deus Romano que deu nome ao primeiro planeta do nosso sistema solar, o mais rápido e ágil. Tratando-se de signos é o Deus que dá vida à Gêmeos e Virgem. Gêmeos seria o entregador de cartas dos Correios, aquele que conhece todo mundo, sabe os truques pra escapar das mordidas dos cães da vizinhança e como não levar xingamento por estar entregando as cobranças para aqueles que não estão nem um pouco interessados em pagar. Virgem seria aquele que atende as pessoas diretamente, confere tudo e preenche os formulários (quando não seria ele mesmo que os fizesse). 

 Hermes era realmente um Deus paradoxal. Seu flerte com Afrodite foi responsável
pelo nascimento de Hermafrodito, um rapaz bonito que acabou virando andrógino
depois da passagem de uma ninfa "pegajosa" que pediu aos Deuses
para que os pregassem um aou outro LITERALMENTE.  

0 comentários:

Postar um comentário