Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
20 de fevereiro de 2012

Críticas de Um Que Se Acha No Direito de Criticar



Sem mais armas, tanques de guerra e ameaças de bombas atômicas: a guerra agora é no plano ideológico. Vivemos em um mundo de livre expressão e eu posso criticar o que eu quiser na hora que eu quiser, onde eu quiser dentro dos meus limites. Paradoxo, mas não se engane: o ser humano não foi feito para ter uma liberdade sem limites. Os limites foram feitos para impedir com que o nosso instinto animal tome as rédeas e nos controle. Como se isso adiantasse... O instinto ainda está aí. Mais forte do que nunca, mas ainda está aí. Gostamos de acreditar que somos uma raça superior, somos bons e estamos cada vez mais progredindo, evoluindo. O instinto ainda está aí. Ainda não conseguimos deixar de odiar nossos inimigos e amar somente quem nos ama e às vezes uns “idiotas” que não sabem o que estão perdendo deixando de nos amar. Ainda não deixamos de lado o orgulho, a luxúria, a gula e todo o resto dos sete pecados capitais. Ainda não conseguimos deixar de ter escala social, classe A, B e C. Ainda não conseguimos perceber que somos semelhantes. Somos animais, movidos pelo instinto de sobrevivência que age de acordo com as novas regras que o mundo nos dita. As regras podem mudar, a “evolução” ditar novas regras, mas o instinto continua aí.

Quebramos tabus, destruímos ditaduras, combatemos injustiças e criamos a Declaração dos Direitos Humanos. Nem tudo está perdido. Ao que parece deixamos de ter escravos, as mulheres tem os mesmos direitos que os homens, a cor de pele não influencia mais em como julgamos o caráter de alguém. Hitler morreu, as duas Grandes Guerras já se passaram, o muro de Berlim foi derrubado, o socialismo praticamente dizimado. A ONU luta pela paz mundial, os homossexuais pregam o amor e o respeito em Paradas Gays que acontecem com toda a “decência” por todo o mundo. Talvez ainda haja solução.

Mas... Talvez seja melhor darmos uma olhada mais atenta. A religião ainda dita o que deve ou não ser feito: cadê a laicidade da tal Constituição? Pessoas trabalham em condições deploráveis por salários que não dão pra sustentar a família: só por receberem quer dizer que não são escravas? Mulheres ainda são estupradas, subjugadas e humilhadas pelos seus maridos. Mahatma Gandhi e Jesus morreram. Cadê a paz, a caridade, o respeito pelos semelhantes? É homossexual brigando com evangélico, evangélico brigando com católico, católico brigando com ateu, ateu falando mal de todas as religiões, polícia brigando com traficante, traficante aterrorizando a população rica, a população rica se achando superior e difamando os “pobres” e “sem cultura”. Cadê o respeito, cadê a caridade, cadê o “amar um ao outro”, sociedade cristã hipócrita?

Sabe o que eu acho? Somos cordeiros e precisamos de pastores pra, quando eles morrerem, distorcermos o que eles falaram pra voltarmos à nossa orgia animal. Veio Moisés, veio Jesus, veio Buda, veio Maomé, veio Mahatma Gandhi e Marthin Luther King. Lúcifer caiu do céu e virou Diabo, trouxe Hitler, Stálin, George Bushin e ainda não aprendemos a lição.

Que eu seja taxado de pessimista, mas acredito no instinto. Esse pode vir e pode ir quem quiser que ele fica e a gente vai sobrevivendo com esse nosso instinto de sobrevivência. Ele não é de todo ruim o grande problema é que a gente quer ser bom e mandar pro inferno quem a gente acha que não é! 

0 comentários:

Postar um comentário