Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
6 de outubro de 2011

Preguiça

preguica
Quem diz que preguiça é ruim, que é pecado capital, é porque não sabe usar a preguiça como ela deve ser usada. Preguiça pode até ser bom! Preguiça pode evitar situações que desgastam a sua tão preciosa (e, para alguns, meio difícil de ser conseguida) saúde. Preguiça pode fazer você deixar de querer ir naquele lugar onde você sabe que só vai gente que não presta. Preguiça pode te proteger de cantadas mal-feitas, cafajeste e programas mal-planejados. Preguiça faz você fugir de briga, confusão. Preguiça te protege até de mau-olhado afinal, se você tem preguiça e não sai de casa, quem é que vai ficar te olhando mal?

Atualmente estou numa preguiça... A minha preguiça é daquela das boas, sabe. Uma preguiça de brigar. Ah, deixa pra lá. Se a situação piorar a gente manda aquela pessoa chata ir tomar banho naquele lugar. É, lá na China, sabe... Preguiça de gente que não sabe pra onde vai. E, pensando bem, como é que se acompanha alguém que não sabe para onde quer ir? Preguiça de levantar, preguiça de parar de ouvir a minha música... Ah, tá tão bom! Preguiça até de namorar... Paquerar, não. Paquerar é bom, mas quando começa a cobrança... Quando começa a querer botar gaiola nas minhas asinhas de águia... Ai, ai. Que preguiça que me dá! A preguiça te protege até da situação mais chata do mundo, que é passar pela crítica daquela ou daquele amigo “mala”. Você pensa: “Devo sair? Ah, mas se sair vou me encontrar com aquele ali que só abre a boca pra julgar a minha vida e a dos outros. Aaaai, que preguiça boa!”
Mas a preguiça pior vocês nem sabem qual é. É preguiça de conversar. É, isso aí. Pode me chamar de um baita preguiçoso, mas pensa aqui comigo. Tem hora que a gente fala, o povo entende errado e já vem arrumando briga. Ai, meu Deus, que preguiça! E quando a gente fala e não entendem nada? Que preguiça, meu Deus! Tem hora que a gente fala e pensam outras coisas. É culpa desse nosso português cheio de palavras ambíguas, cheio de duplos sentidos.
Por isso agora fico mais no meu canto, sem falar nada. E o pior... Até quando faço isso acontece coisa ruim. Duvida? Pois se agora mesmo me xingaram de calado!

0 comentários:

Postar um comentário